Self Checkout - Agilidade, Economia e Flexibilidade
Postado emSelf-checkout (também conhecido como check-out de auto-serviço) é um sistema de hardware e software, que fornecem um mecanismo para os clientes processarem as suas próprias compras em lojas de varejo. Eles são uma alternativa para o check-out tradicional onde, na prática, o cliente assume o trabalho do caixa de digitalização e de pagamento para os próprios itens.
No final de 2008, haviam 92.600 unidades de self-checkout em todo o mundo. Este O número foi estimado para chegar a 600.000 unidades em 2018.
Descrição da Solução
Em sistemas de self-checkout, o cliente é o responsável por ler os próprios códigos de barras e colocar esses itens digitalizados em uma "área de ensacamento". O peso observada na área de ensacamento é verificado contra a informações armazenadas no cadastro dos produtos, para garantir que o item correto é ensacado, permitindo que o cliente prosseguir somente se o peso registrado nesta etapa era o esperado para o ítem.
O pagamento poderá ser feito de forma eletrônica, através de vários métodos que podem ser aceite pelas máquinas: Cartão de Crédito, Débito, Vale alimentação, Cartão Fidelidade, etc. , desde que esteja previsto pelo software aplicativo da loja.
Principais Razões para adotar Solução de Self Checkout
Eficiência operacional - Lojista
- Diminui as filas e ajuda no fluxo de atendimento nos períodos de pico;
- Redução de custo operacional. Um funcionário pode gerenciar 6 unidades de Self Checkout com a mesma eficiência;
- Flexibilidade no atendimento da loja. É possivel direcionar o atendimento quando há aumento de demanda imprevisível sem prejudicar o atendimento convencional;
- Aumento da Fidelização dos Clientes. O varegista pode se utilizar da solução de Self Checkout como um benefício para os chamados Clientes Fidelidade.
Experiência de consumo - Cliente
- Diminui filas de atendimento dos caixas e acelera o momento do pagamento da compra. Os usuários do self-checkout tem maior sensação de controle, privacidade e conveniência;
- Oferece aos clientes uma opção de atendimento diferenciada, confiável, rápida, podendo ter um atendimento agilizado de forma simples e objetiva;
- Os clientes que não querem interagir com o caixa ou estar em uma parte da fila onde o cliente a sua frente e o caixa estão conversando, consideram self checkout para evitar essas situações;
- Estudos mostram que cerca 50% dos consumidores preferem uma opção de auto-serviço quando este agiliza a operação e 66% dos clientes preferem o auto-serviço em situações específicas como compras rápidas.
Como funciona o processo de self-checkout?
O self checkout funciona da seguinte forma:
- O cliente escolhe os produtos na loja.
- Ele segue para o caixa de autoatendimento.
- O cliente identifica os produtos no leitor sobre o uma balança.
- Os produtos são pesados e é feita uma comparação com o que foi passado no leitor .
- Se houver divergência, um funcionário é chamado para verificar a compra.
- O cliente finaliza e paga com cartão de crédito ou débito